quinta-feira, 12 de março de 2009

Mandato presente em Ato da Caravana em Defesa do SUS


















Por Paulo Rubem

Agora pela manhã realizou-se o 1o. Ato Nacional da Caravana em Defesa do SUS, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Integrantes do SUS de todo o país, Conselheiros Nacionais, Estaduais e Municipais de Saúde e do Movimento Popular da Educação para a Saúde lotaram o auditório e ouviram o Ministro José Gomes Temporão, o Presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Junior e o representante dos usuários no Conselho tratarem do financiamento e do fortaleceimeneto da gestão do SUS em todo o País, enfatizando-se, na fala do Ministro, a necessidade de votação do destaque à regulamentação da Emenda Constitucional 29 e da redução dos juros da dívida pública para obtermos mais recursos para a saúde no País, teses que sempre defendemos.

Integramos a Mesa do Ato representando a Frente Parlamentar da Saúde e redigimos um Cordel que será distribuído hoje à tarde na reunião do Conselho Nacional de Saúde.

Na imagem a Mesa com o Deputado Dr. Rosinha (PT-PR), à direita, o Ministro Temporão,à nossa esquerda o representante da Organização Panamericana de Saúde-OPAS-OMS no Brasil e o representane dos usuários do SUS no Conselho Nacional, enquanto falava o Presidente do Conselho Nacional de Saúde, à esquerda, fora da foto.

Seguem algumas estrofes do Cordel.

SUS EM CADA PEDACINHO
DESSA PÁTRIA CONTINENTE
NA PREVENÇÃO, NA ATENÇÃO
CUIDANDO DE NOSSA GENTE
E O CONTROLE SOCIAL
É A SENHA SEM IGUAL
PRA UM SISTEMA EFICIENTE

JÁ VI NA LUTA DIÁRIA
CADA EXEMPLO DE LASCAR
DINHEIRO PRA AMBULÂNCIA
EM OUTRO CANTO IR PARAR
MATERNIDADE ESPERADA
E A VERBA FOI DESVIADA
PRA BOCA DOS CARCARÁ

A SAÚDE EXIGE MAIS
SENÃO NÃO É INTEGRAL
MAIS EMPREGO E SANEAMENTO
POLÍTICA HABITACIONAL
MEIO AMBIENTE SAUDÁVEL
CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL
SOBERANIA NACIONAL

PRA FORTALECER O SUS
VOU LHER DIZER O QUE ACHO
TEM QUE SER FEITO CUSCUZ
COM O CALOR VINDO DE BAIXO
CONSOLIDAR A GESTÃO
E + DINHEIRO NA MÃO
RASPANDO O FUNDO DO TACHO

Nenhum comentário: