quarta-feira, 25 de março de 2009

Mandato participa de mobilização dos profissionais de enfermagem pela redução da jornada de trabalho



Por Paulo Rubem

A Câmara dos Deputados foi sacudida hoje pela manhã e no período da tarde por uma grandiosa manifestação.
Vindos de todo o País, profissionais de enfermagem, coordenados por sindicatos, por entidades estaduais e nacionais, defenderam a aprovação de projeto de lei que reduz suas jornadas de trabalho para 30 horas semanais sem redução de salário.

A matéria tem respaldo em recomendações internacionais e visa responder, como um dever de justiça, a uma das categorias mais importantes da base de sustentação do SUS em todo o território nacional.

Os profissionais de enfermagem sofrem com a atual jornada de 40 hs, apresentam inúmeros problemas de saúde decorrentes do trabalho extenuante em hospitais, nos plantões, na UTIs, nas redes municipais, estaduais e na rede federal.

Em nosso apoio a essa luta já destacamos as batalhas que se seguirão à aprovação da jornada de 30 hs, destacando a defesa de um Piso Salarial Nacional decente, o fortalecimento do controle social na gestão da saúde e uma ampla revisão das políticas econômicas que privilegiam o pagamento dos serviços da dívida pública e sua rolagem(troca de títulos vencidos por novos títulos).

Nas imagens, nossa presença no palco e junto a bancada de Pernambuco que esteve em Brasília durante a manifestação da categoria.

Um comentário:

Isabel Montarroyos disse...

Venho por meio deste comentário, mostrar a imensa satisfação e gratidão pelo apoio outrora manifestado à causa querelante a qual nós da enfermagem estamos envolvidos.
Esperamos, no futuro poder continuar contando com o apoio e colaboração.
Atenciosamente
Enfermeira Isabel Montarroyos-SEEPE