quarta-feira, 11 de março de 2009

Ministério Público Estadual inaugura Central de Inquéritos em Petrolina no dia 18 de março

Do site do Ministério Público de Pernambuco
www.mp.pe.gov.br/noticias

Já está marcada para o dia 18 de março a inauguração da Central de Inquéritos de Petrolina, a terceira implantada fora da Capital pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Com isso, a instituição espera tornar mais ágil a tramitação de processos criminais entre a Polícia Civil, o próprio MP e a Justiça naquela comarca, contribuindo para a redução da impunidade e, por conseqüência, da violência. Além da Central de Inquéritos da Capital, que já funciona há cerca de 10 anos, o Ministério Público já instalou órgãos semelhantes em Olinda e em Caruaru. A meta do MPPE é instalar uma central em cada circunscrição ministerial.

A maior vantagem de uma Central é a agilização dos processos penais. Onde elas existem, a Polícia Civil pode enviar os inquéritos diretamente ao Ministério Público, a quem cabe dar início às ações penais. Onde não há central, o caminho do inquérito é mais longo: ele é enviado primeiro à Justiça antes de ser repassado o MP para análise, o que amplia o tempo de tramitação. “Já estamos com a estrutura quase pronta para iniciar o trabalho”, afirmou o promotor Júlio César Soares Lira, que coordenará a Central de Inquéritos de Petrolina. “Esperamos poder dar uma resposta mais ágil e eficaz na atuação criminal, ajudando a reduzir a impunidade”, completou.

Jaboatão - O coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias Criminais, procurador Fernando Barros, já está articulando a implantação de centrais de inquéritos também em Jaboatão dos Guararapes e em Garanhuns. Nesta quinta-feira, ele foi até o município junto com o procurador-geral, Paulo Varejão, para realizar uma primeira reunião com os promotores da comarca.

Já a Central de Jaboatão deve entrar em funcionamento já na segunda quinzena de abril. Antes disso, os 16 promotores de Justiça do Município vão trabalhar em mutirão para reduzir o número de processos pendentes na 1ª Vara Criminal. Deste trabalho, vão participar Erica Farias, Liliane Gouveia, Dalva Cabral, Irene Sousa, Maria Vila Nova, Quintino Melo, Maxuel Vignoli, Flávio Falcão, Luiz Sávio, Waldir, Édipo Soares, Gipsy Telles, Raimunda Fernandes, Natália Campelo, Shirley Patriota e Mainan Silva.

3 comentários:

Anônimo disse...

Caros amigos,
Sou Promotor de Justiça do Juízado do Torcedor, de Nazaré da Mata-PE e Coordenador da 10ª Circunscrição do Ministério Público que vai de Tracunhaém a Itambé, inclusive, abrigará uma Central de Inquéritos.
Pois bem, estamos construindo um prédio para a Sede da Circunscrção em Nazaré, então, sugeri ao Ministério Público, batizá-la de Mestre Salustiano.

Em verdade a praxi é denominar os prédios com nome de Promotores já falecidos, todavia, podemos reverter.

Assim, é importante divulgar para a idea vingar.

Por isso,solicito, se vocês entenderem cabível, o apoio e a divulgação deste pleito. Peço aos ouvintes que mandem cartas ou e-mais para Mininstério Público de PE.

O sítio é http://www.mp.pe.gov.br e o e-mail é imprensa@mp.pe.gov.br.

Paulo Henrique

Anônimo disse...

Notícia do Blog do Magno:

Enviado por Pedro Saldanha - 16 Mar 2009 14:29

HOMENAGEM
Promotor de justiça quer dar nome de “Mestre Salu” a novo prédio do MP


Divulgação

O promotor de justiça Paulo Henrique Queiroz Figueiredo quer prestar uma homenagem a Mestre Salustiano, o Salu, falecido no ano passado. Com esse intuito, encaminhou ofício à Procuradoria-Geral do Ministério Público de Pernambuco sugerindo que o novo prédio da entidade que está sendo construído em Nazaré da Mata, berço do maracatu rural, ganhe o nome do artista.

Baluarte da cultura popular pernambucana, Salu era mestre em seis folguedos. "O homenageado é um dos grandes Heróis pernambucanos, sendo uma honra para o Parquet do Estado do Leão do Norte efetivar essa justa homenagem ao agregá-lo no rol dos heróis que denominam os prédios do MP-PE", justifica o promotor.

Anônimo disse...

Caro Deputado,
Sou Promotor de Justiça de Nazaré da Mata-PE, e lhe informo que, conforme foi noticiado, no JC de Domingo 15/03 -coluna Social, estamos querendo fazer uma justa homenagem a um grande pernambucano , mestre Salustiano, ao 'Batizar" A Promotoria de Justiça de Nazaré da Mata com o seu nome.
Teremos , no prédio, uma Central de Inquéritos,e, Promotorias Regionais de Criança e adolecente, meio ambiente, consumidor, tributária e etc.

Daí, solicito, caso V.Exa entenda cabível, apoio não financeiro - só apoio- enviando comunicado aprovando a proposta ao MP-PE, na Pessoa do Dr. Paulo Varejão, chefe da instituição.

Portanto, pelo presente informo que em face da construção do prédio da 10ª Circunscrição Ministerial localizado em Nazaré da Mata-PE, sugeri ao Procurador Geral que a mesma seja denominada: Doutor Manoel Salustiano Soares, o conhecido Mestre Salustiano ou Mestre Salu (Aliança, 12 de novembro de 1945 — Recife, 31 de agosto de 2008),pois, o mesmo foi o grande responsável pela divulgação do maracatu em Pernambuco e no Brasil, sendo esta a manifestação folclórica na região da Mata norte deste Estado, exatamente onde está localizada a décima Circunscrição ministerial, além de ter sido um brilhante ator, músico, compositor, artesão. Vale destacar que o homenageado também foi considerado uma das maiores autoridades da cultura popular pernambucana, inclusive, tendo sido agraciado, em 1982, pela Universidade Federal de Pernambuco, com o título de doutor honoris causa, e, no ano de 2007 recebeu o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco (Lei nº 12.196 de 2 de maio de 2002). Destarte, o termo Doutor é para demonstrar que mesmo sendo analfabeto “o mestre Salu” recebeu o reconhecimento da UFPE o declarando doutor em sua atividade, tal como qualquer outro doutor letrado, pois, o mesmo mostrou e ensinou sua arte a humanidade. Aproveito o ensejo para consignar que o homenageado é um dos grandes Heróis pernambucanos, sendo uma honra para o Parquet do Estado do Leão do Norte efetivar essa justa homenagem ao agregá-lo no rol dos heróis que denominam os prédios do MP-PE. Com nossos protestos de consideração e apreço, firmo o presente ofício. PAULO HENRIQUE QUEIROZ FIGUEIREDO Promotor de Justiça