sábado, 7 de março de 2009

Por que atacam o MST ?

Por Paulo Rubem

A última e mais surpreendente notícia foi publicada agora no site do UOL.
O Presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes,telefonou para o Governador de Pernambuco, Eduardo Campos, defendendo o uso do aparato repressivo da Polícia Militar Estadual contra as ações violentas do MST.

Numa democracia as instituições devem funcionar de fato.

A morte de quatro seguranças de uma Fazenda em São Joaquim do Monte, atribuída aos integrantes do MST, deve ser apurada.

Apesar disso, entretanto, não há como criminalizar o movimento.

Para ser coerente e expor uma posição isonômica, Sua Excia. o Sr. Ministro deveria agir com o mesmo rigor ao defender as ações contra o MST, quando se tratasse de agir contra usineiros, latifundiários, empresarios que contratam mão de obra em regime de escravidão para suas fazendas, mas não o faz, como não se ouviu falar que o Ministro defenda corte de verbas e benefícios dados aos empresários rurais brasileiros quando alguns de seus quadros praticam crimes contra os direitos humanos.

O MST não pode ser criminalizado pela ocorrência de fatos que envolvam alguns de seus integrantes, passíveis ainda de apuração essas ocorrências.

Tivesse o desfecho do caso em São Joaquim do Monte sido o inverso do que se atribui aos membros do MST, estaria o Ministro falando o que vem dizendo e defendendo as ações que vem propondo aos governadores e ao Ministério Público Federal ?

Certamente que não !!!

O MST é essencial para a democracia e para a reforma agrária.
Fatos isolados devem ser apurados e punidos os seus agentes, mas não se pode, mais uma vez, como já afirmamos, criminalizar o movimento.

Ou há justiça social efetiva ou prevalecerá, mais uma vez, a visão dos poderosos da terra e do capital, com seus aliados encastelados em inúmeras instituições do Estado brasileiro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não ha o que comentar, certas posições eh melhor o silêncio.

Os políticos em uma maneira geral, deveriam estarem trabalhando e não aproveitando-se e incentivando as classes menos favorecidas.....