segunda-feira, 23 de junho de 2008
CAPITALISMO FINANCEIRO GLOBAL EM ANÁLISE NO CENTRO CELSO FURTADO
O Economista Luis Gonzaga Belluzzo
Ciclo avalia capital financeiro global
(23/06/2008 - 10:30)
O Ciclo de Conferências Tendências do Capitalismo Contemporâneo, organizado pelo Centro Celso Furtado, com o apoio do Ipea, tem como objetivo analisar a conjuntura atual do sistema capitalista numa perspectiva global, tentando identificar movimentos e forças estruturais que permitam sua interpretação, bem como avançar nas perspectivas para os próximos anos.
A terceira palestra, em 24 de junho, às 16h, no Ipea, no Rio de Janeiro, fica a cargo do professor Luiz Gonzaga Beluzzo (Unicamp), com o tema "O capitalismo financeiro global na entrada do século XXI".
Beluzzo vai analisar o processo de financeirização global como uma parte de crescente preponderância no fenômeno da globalização. Para ele, o fim da década de 70 e o início dos anos 80 são o marco inicial das transformações que compõem a atual configuração do capitalismo, com seus mercados financeiros desregulados. Ele destaca a questão da predominância do capital financeiro na organização atual do capitalismo monopolista, comandando o capital produtivo.
Segundo Beluzzo, a recessão americana do início dos anos 1990 foi determinada por uma rápida contração dos gastos privados, característica das reversões cíclicas que ocorrem depois de um período de endividamento das empresas e, particularmente, das famílias. Sobretudo nos ciclos comandados pela dinâmica dos mercados financeiros, as empresas contraem o investimento e cortam a folha de salários com o propósito de atender à súbita elevação da carga de juros sobre a receita operacional. "As famílias, premidas pela desvalorização de seu portfólio financeiro e imobiliário e pelo temor da inadimplência, restringem o consumo e elevam a poupança, tentando restabelecer a relação desejada entre riqueza e renda", diz Beluzzo.
Na avaliação do professor da Unicamp, as políticas monetárias nos países centrais movem-se, portanto, num corredor estreito entre a obrigação de prevenir as deflações agudas, por meio de repetidas intervenções de última instância (sempre acompanhadas de risco moral) e a necessidade de regular a estabilidade da economia, evitando sobretudo a formação de bolhas especulativas que, nas condições atuais, acarretam, quase sempre, situações de fragilidade e de miopia financeira.
24/06 - 16h
Ciclo de Conferências Tendências do Capitalismo Contemporâneo
Tema: "O capitalismo financeiro global na entrada do século XXI"
Palestrante: Professor Luiz Gonzaga Belusso, da Universidade de Campinas (Unicamp)
Local: Ipea - Av. Presidente Antônio Carlos, 51 - 10º andar - auditório da Diretoria de Estudos Macroeconômicos (DIMAC) - Rio de Janeiro
Inscrições gratuitas: centro@centrocelsofurtado.org.br
Informações: http://www.centrocelsofurtado.org.br
Sera fornecido certificado aos que comparecerem a um mínimo de quatro palestras do ciclo
Realização: Centro Celso Furtado, com apoio do Ipea
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário