quinta-feira, 5 de junho de 2008

MANDATO ACOMPANHA VISITA DE ENTIDADES A MATERNIDADES DE RECIFE E PETROLINA



Por Paulo Rubem


Na próxima segunda, terça e quarta-feiras, dias 9, 10 e 11 de junho, vamos acompanhar as visitas que as entidades CFEMEA ( Centro Feminista de Estudos e Assessoria )de Brasília e o GRUPO CURUMIM, de Recife, farão a Maternidade Bandeira Filho, em Recife e ao Hospital Dom Malan, em Petrolina.

Como Deputado Titular da Comissão de Seguridade Social e Família ( que engloba também os temas da saúde e da previdência ) estarei pessoalmente na visita em Recife, sendo representado em Petrolina por nossa assessora JACI LIMA.
Os objetivos das visitas estão definidos no convite que recebemos das respectivas entidades e que transcrevemos abaixo.
.....................................



Assunto: Parceria em ação sobre saúde reprodutiva em Pernambuco.



O Grupo Curumim, o CFEMEA e o IPAS convidam para participação em visitas para o aprofundamento do conhecimento sobre realidade da assistência à saúde reprodutiva e das principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais de saúde, gestores e mulheres usuárias do SUS, especificamente nos municípios de Recife e de Petrolina, no próximo dia 9, 10 e 11 de Junho.

O objetivo do projeto é a produção de conhecimento e fomentação do debate no Legislativo e na sociedade sobre o acesso e a qualidade da atenção à saúde reprodutiva, a partir das necessidades das mulheres usuárias nos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde.

Tem como objetivos específicos:

Produzir um relatório com abordagem de direitos humanos contendo os dados de saúde pública e o panorama da qualidade da assistência nos municípios de Recife e Petrolina;

Articular parlamentares aliados para participação no projeto, encaminhamento e divulgação dos resultados na Câmara Federal e Assembléia Legislativa de PE.
Articular junto aos movimentos de mulheres e com instituições, gestores e profissionais de saúde para acompanhamento e envolvimento com a iniciativa e gerar mobilização social para a melhoria da atenção à saúde das mulheres e divulgação na mídia.

Sistematizar a experiência para que possa subsidiar ações do conjunto de pessoas e instituições que integram os movimentos feministas para debates nas Assembléias Legislativas de outros estados brasileiros e no Congresso Nacional.

O dossiê que será produzido se baseará de informações e dados secundários que serão obtidos através dos Sistemas de Informação em Saúde, dos Comitês de Mortalidade Materna e das Secretarias de Saúde. Além desse levantamento, será composta uma comitiva para visita aos serviços de saúde, que será integrada por legisladores de âmbito federal e estadual, por isso contamos com sua importante participação.

A idéia é que, após as ações, tenhamos subsídios para que seja realizada ação de advocacy tanto no Congresso Nacional quanto na Assembléia Legislativa com o objetivo de subsidiar de informações e ampliar nosso quadro de aliad@s parlamentares nos dois níveis e assim, se contrapor ao grave cenário atual de ameaça de retrocesso aos Direitos Humanos já conquistados pelas mulheres brasileiras, enfrentado principalmente no âmbito da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara de Deputados.

Neste sentido, vimos convidar Vossa Senhoria para integrar esta comitiva de visita aos serviços que acontecerá dia 09 de junho em Recife (Maternidade Bandeira Filho) e dia 10 de junho, no Hospital D. Malan, em Petrolina. Lembrando ainda que a Coletiva de Imprensa será realizada no Dia 11 de Junho, local a ser confirmado.



Agradecemos antecipadamente,

Paula Viana

Diretora Executiva

Grupo Curumim

Fone: 81 3427 2023 / 81 8863 1243

paulaviana@grupocurumim.org.br

Nenhum comentário: