quinta-feira, 29 de maio de 2008

Alunos de Psicologia são premiados em Congresso de Medicina Psicossomática



Alunos de Psicologia são premiados em Congresso de Medicina Psicossomática

Por Anne Mendes


Um grupo de alunos do curso de Psicologia da Universidade Católica de Pernambuco recebeu uma premiação nacional no XVI Congresso Brasileiro de Medicina Psicossomática, que aconteceu de 1º a 4 de maio no Recife.

Renata Lopes recebeu a menção honrosa pela pesquisa "Condutas Autolesivas entre Detentas da Colônia Penal Feminina do Recife". Thácio Ferreira, Mariana Spinelli e Louise Magalhães foram co-autores no trabalho, que foi orientado pelo professor doutor Marcus Túlio Caldas e recebeu colaborações do pesquisador social Marcílio Cavalcanti Lima, membro da ONG Se Liga.

"Trabalhando na ONG Se Liga percebemos que muitas das mulheres da Colônia Penal se machucavam propositalmente. Então, decidimos estudar o porquê desse comportamento", afirmou Renata Lopes.

Inúmeros trabalhos foram apresentados durante o Congresso, divididos em duas categorias: casos clínicos e temas livres. O estudo apresentado pelos alunos da Católica foi inscrito na categoria temas livres. Apenas dois dos melhores trabalhos receberam uma premiação.

Os alunos premiados estão aguardando a resposta da revista científica internacional Psicologia em Estudo sobre a publicação do trabalho em forma de artigo científico.

Nenhum comentário: