terça-feira, 27 de maio de 2008

CELSO FURTADO : DOCUMENTÁRIO DE MARIANI EMOCIONA E NOS ESTIMULA A PENSAR UM PAÍS DIFERENTE



Por Paulo Rubem Santiago


Emoção e engajamento.

Impossível não sentir.

O documentário que acabamos de assistir, "UM LONGO AMANHECER", cinebiografia de Celso Furtado, dirigido por José Mariani, é uma prova inequívoca da necessidade de pensarmos o país para além dos aspectos conjunturais, das crises ou dos acertos que estejamos vivendo nesse segundo mandato do governo LULA.

Furtado é, sem dúvida, um dos nossos maiores intelectuais ativistas, daqueles que não ficam atrás das teses acadêmicas mas que têm no conhecimento uma elaborada ferramenta de ação, mesmo em condições adversas.

No início do filme ele nos relata como deixou de se imaginar um escritor de ficção pra seguir outro caminho. O de pensar a realidade brasileira, indo a fundo em suas contradições. Do título de Bacharel em Direito partiu para o Doutorado em Economia na França.

Em depoimento no filme um outro economista, João Manoel Cardoso de Melo, o trata como o autor da maior obra na economia mundial na área do desenvolvimento e do subdesenvolvimento, tema de livro publicado por Furtado em 1961.
Sua história, suas atitudes, seus estudos e livros publicados, dos quais o mais conhecido é, sem dúvida, " Formação Econômica do Brasil", de 1958, completando cinquenta anos este ano, são testemunhos da necessidade de se pensar o país sob a égide da autonomia, da soberania, da busca de nossos próprios caminhos de desenvolvimento e justiça social.
No filme são importantíssimos, também, os depoimentos de Maria da Conceição Tavares, de Chico de Oliveira e Ricardo Bielchowski, entre outros.

Com Furtado percebemos que as elites se renovam, renovando o discurso em busca do "moderno", como agora, quando reivindicam do governo mais estradas e ferrovias para transportarem o fruto de suas monoculturas primárias, como soja, açucar e álcool, perpetuando uma divisão social do trabalho que enriquece os mais ricos e condena a maioria dos trabalhadores às condições sub-humanas de renda e instrução.
Furtado trata da concentração da renda e do poder, para que se perpetue a desigualdade e para que se alimente um alto padrão de consumo típico das elites dos países centrais do capitalismo.

Assistir "UM LONGO AMANHECER" é renovar os sonhos, é buscar o conhecimento, o estudo da realidade como ferramenta de compreensão, des-velando-a de suas determinações,como nos dizia Paulo Freire, e de sua aparente neutralidade, para buscar sua superação, precisamente pela prática social.

Nosso mandato, promotor da exibição do documentário juntamente com a Deputada Luisa Erundina(PSB-SP) e com o Deputado Luis Couto(PT-PB), agradece ao diretor José Mariani pela oportunidade de exibir " UM LONGA AMANHECER" na Câmara dos Deputados e anuncia que vamos iniciar os estudos e preparativos para realizarmos um evento para marcar a passagem dos cinquenta anos do lançamento de "Formação Econômica do Brasil", de Celso Furtado.

O filme estréia na UnB dia 4 de junho, em sessão para convidados pelo BNB dia 5 de junho em Brasília e depois em circuito comercial. Até lá teremos que esperar para começarmos a ter acesso às suas cópias e assim permitir que mais brasileiros possam conhecer Celso Furtado, pensando com ele o país que queremos.

Nenhum comentário: