quinta-feira, 22 de maio de 2008

ARTESÃOS DE CACHOEIRINHA, EM PERNAMBUCO, QUEREM RENEGOCIAR DÍVIDA COM BNB



Por Paulo Rubem


A Cooperativa dos Artesãos de Cachoeirinha, cidade localizada a 160km de Recife, no agreste de Pernambuco, está com as mãos na cabeça.

Há 15 anos obtiveram um empréstimo de R$ 450.000,00 com o BNB e hoje devem aproximadamente R$ 15.000.000,00( quinze milhões de reais ) .

Como relator do Estatuto do Artesão na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados entendo que essa situação é inaceitável. Certamente o débito avolumou-se dessa forma pela incorporação de juros sobre juros nesses anos todos.

O fato foi revelado à imprensa pelo Deputado Estadual Esmeraldo dos Santos (PR-PE), ex-Prefeito de São Caetano, cidade vizinha a Cachoeirinha na região.

Nosso mandato manteve contato com o Deputado Estadual e vai atuar no sentido de buscar o entendimento com o BNB para que se possa renegociar a dívida da Cooperativa dos Artesãos de Cachoeirinha, a 160 km de Recife, no agreste de pernambuco.

Cachoeirinha é conhecida como centro regional de artesanato em couro, ferro e bronze, sobretudo, nesta especialidade, na confecção de peças sacras ( castiçais, por exemplo ). Na cidade há dezenas de pequenas lojas expondo as peças e lá poderemos encontrar ínumeros modelos de selas, sandálias de couro ( as famosas "xô boi"), cintos, carteiras, botas, bolsas e outros utensílios.

Nenhum comentário: