quinta-feira, 22 de maio de 2008

"Cultura e desenvolvimento" na obra de Celso Furtado




Ciclo traz "Cultura e desenvolvimento" na obra de Celso Furtado

A série de eventos promovida pelo Centro Celso Furtado no Ipea coloca em debate a obra do economista

Em continuidade ao ciclo de conferências sobre o pensamento de Celso Furtado, João Antonio de Paula (Cedeplar/UFMG) esteve em 20/05 no Ipea. Ele afirma que o economista "é o exemplo de uma voz que não se recusa a denunciar os descaminhos da globalização neoliberal em curso, ao mesmo tempo que aponta alternativas, postula reformas, forceja por transformações que realizem o sonegado encontro do Brasil com a distribuição da renda, da riqueza, do poder e da informação".

Para João Antonio de Paula, a obra do economista é o permanente enfrentamento aos desafios básicos de nosso itinerário histórico: como superar o subdesenvolvimento e como emancipar nossa sociedade em um processo de desenvolvimento capaz de contemplar os interesses dos grandes contingentes de nossa população historicamente marginalizados e excluídos dos frutos da modernização.

"Já se disse que todos somos movidos por nossas obsessões. Furtado também o é. O que o distingue é que as suas são como faróis que, multiplicando-se, são instigação, recusa à acomodação, ao pensamento único, permanente desafio ao estabelecido nos campos do conhecimento e do poder político e econômico", esclarece João Antonio de Paula. Para ele, Furtado inventa uma perspectiva que busca pensar o Brasil e a América Latina a partir da constatação da presença historicamente decisiva do subdesenvolvimento, e da necessidade da mobilização de instrumentos analíticos e político-sociais que o superem.

João Antonio de Paula

É graduado em ciências econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1973), mestre em economia pela Universidade Estadual de Campinas (1977) e doutor em história econômica pela Universidade de São Paulo (1988). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Publicou o capítulo "História e cultura no pensamento de Celso Furtado" no livro "Celso Furtado e o século XXI", organizado por João Sabóia e Fernando Cardim, pela Editora Manole/UFRJ, em 2006.

Nenhum comentário: