domingo, 18 de maio de 2008

SOBRE A OPERAÇÃO SANTA TEREZA, O BNDES E OS INDÍCIOS DE ENVOLVIMENTO DO DEPUTADO PAULINHO DA FORÇA SINDICAL

O Banco está no centro das investigações da Polícia Federal na Operação "Santa Tereza".

Por Paulo Rubem Santiago

Nesta segunda-feira, 19 de maio, à convite da Universidade Leonel Brizola, estarei no Rio de Janeiro para gravar um Programa para a Rede de Educação à Distância do PDT. Neste programa trataremos exatamente do combate à corrupção.

A Revista VEJA que começa a semana nas bancas amplia a divulgação dos fatos já investigados pela Polícia Federal após a realização da Operação "Santa Tereza", onde foram presas diversas pessoas sob suspeita de participação em fraudes e outros atos de corrupção na obtenção de empréstimos do BNDES para algumas prefeituras do País.

No epicentro das denúncias ressalta-se a influência atribuída ao Deputado Paulinho da Força ( Força Sindical), deputado federal e Presidente do PDT de São Paulo.

Assim sendo, mantendo-me na mesma posição que já expressei em ocasiões semelhantes, pelo menos desde o exercício de nosso primeiro mandato como deputado federal, de 2003 a 2006, quando defendi que todas as denúncias feitas envolvendo dirigentes e parlamentares do PT fossem apuradas transparentemente, esclarecemos que :

1.Já manifestamos ao Jornal "Folha de Sâo Paulo" ( há duas semanas ) e ao Presidente em exercício do PDT, Deputado Vieira da Cunha ( RS ) a necessidade do partido apurar todos os fatos e todas as relações de influência atribuídas ao deputado Paulinho da Força no caso BNDES-Operação "Santa Tereza";

2. Como sindicalista da educação, fundador da CUT e membro de sua primeira direção nacional, mantive-me com a mesma posição que defendíamos na década de 80, quando, há poucas semanas, ocorreu a votação dos projetos de reconhecimento das centrais sindicais e da proposição do imposto sindical. Votei contra o imposto sindical e considerei o "reconhecimento" das centrais pelo governo um retrocesso.

No dia seguinte à votação fui abordado pelo deputado Paulinho da Força que me perguntou por que eu havia votado "contra ele"(!), na matéria do imposto sindical, no dia anterior;

Disse-lhe que como membro fundador da CUT, há 27 anos, sempre considerei essa obrigação uma afronta aos trabalhadores e que imposto sindical obrigatório sempre foi ferramenta para alimentar pelegos na direção das entidades.

Os projetos enviados pelo governo LULA representaram um ferimento grave na liberdade e na autonomia sindicais tão duramente defendidas, inclusive pelo próprio LULA,junto ao novo sindicalismo que surgira na década de 80 do século XX;

3. Discordei no mesmo período,em pronunciamento feito no plenário, da atitude do Presidente LULA de vetar a fiscalização do TCU sobre os recursos recebidos pelas centrais sindicais através do imposto sindical. Está gravado pela TV Câmara. Considerei o veto um erro e um estímulo à falta de transparência.

Considero, portanto, que uma agremiação política nacional deve lutar para fortalecer seu programa, suas relações democráticas com a sociedade, seu projeto político e seu patrimônio eleitoral. Por isso renovo a defesa de que o PDT, à luz de seus Estatutos e de seu Regimento Interno, constitua os meios necessários para que, através de processo interno de investigação, se apurem rigorosamente todos os fatos referentes a Operação "Santa Tereza", mesmo que outras instituições do Poder Executivo, TCU e Ministério Público Federal já o estejam fazendo.

O Partido é uma ferramenta coletiva e não pode permitir que eventuais deslizes ou atitudes graves de alguns de seus integrantes coloquem a instituição numa situação vexatória, em conflito com seu ideário ético e democrático.

Nesta segunda-feira, 19 de maio, à convite da Universidade Leonel Brizola, estarei no Rio de Janeiro para gravar um Programa para a Rede de Educação à Distância do PDT. Neste programa trataremos exatamente do combate à corrupção.

Por isso reforço a necessidade da adoção de medidas avançadas para fortalecer o protagonismo do partido, de seus integrantes e de suas instâncias, na apuração de todos os fatos, com a aprovação das medidas estatutárias cabíveis após a conclusão das investigações.

Ética na Política : Um dever de Todos
Justiça Social : Uma necessidade Democrática !

Paulo Rubem Santiago
Deputado Federal PDT-PE

Nenhum comentário: