sábado, 3 de maio de 2008

LORENA ARAÚJO : NOSSA CARINHOSA HOMENAGEM

Por Paulo Rubem


VIVA LORENA, AGORA E SEMPRE



Recebemos recentemente a notícia do falecimento de Lorena Araújo. Trata-se de uma pessoa que dedicou toda sua vida aos que lutam por um mundo melhor, mais justo e igualitário. Lorena integrava, com os também já falecidos Padre Romano Zufferey e João Francisco, de Paulista e Raimundo Ananias, ex-Presidente do Sindicato dos Securitários, fundador do PT e da CUT,entre outros companheiros e companheiras ainda presentes entre nós, a Ação Católica Operária (ACO), hoje denominado Movimento dos Trabalhadores Cristãos (MTC), identificando-se com a trajetória de vida e luta dos traballhadores.

Centenas de vezes,nos últimos 30 anos, nos reunimos na ACO, hoje MTC, para debater políticas públicas, assessorar movimentos sociais, realizar plenárias dos mandatos que exercemos, com o apoio e a dedicação de Lorena, de Padre Romano, de João Francisco sempre expressos de forma carinhosa e compreensiva.

Muitas outras vezes lá estivemos nas comemorações do 1o. de maio, nas datas de aniversário da ACO/MTC e nas celebrações de natal e final de ano.

Como está afirmado na nota de solidariedade assinada por Marcelo Santa Cruz, representando o CENDHEC, nos anos 70, quando imperava a ditadura militar, Lorena, seguidora de Dom Helder Câmara, articulou a resistência, manifestou a solidariedade aos presos políticos e familiares dos mortos e “desaparecidos” .. Posteriormente, foi ela quem se colocou disponível na articulação da oposição sindical. Fez-se presente na luta por um novo sindicalismo, o que resultou nos anos 80, na Fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Cabe ressaltar que Lorena sempre teve como identidade, a solidariedade e capacidade de indignar-se contra qualquer injustiça praticada em qualquer local.Ela representa o exemplo da mulher guerreira, não cedia aos poderosos, estava sempre ao lado dos mais fracos na sua luta pela libertação das amarras impostas por essa sociedade desigual e competitiva.

Viva Lorena !

Nenhum comentário: